O Rio Parnaíba deve chegar a cota de alerta em Teresina nesta quinta-feira (26) após a Chesf (A Companhia Hidrelétrica do São Francisco ) anunciar aumento no volume de água liberado da Usina de Boa Esperança. Nos últimos três dias o volume liberado quase dobrou, de 800 m³/s, para 1400 m³/s na tarde dessa quarta-feira (25)
Além da liberação na barragem, chuvas na bacia do Rio Parnaíba contribuem para o aumento no volume. “Nas cidades de Teresina/Timon o nível atual do rio Parnaíba é de 5,45 m, 5 cm abaixo da cota de alerta (5,50 m), e nas próximas 8 horas tem tendência de elevação do nível que deve oscilar em torno da cota 5,85 cm, entrando dessa forma em cota de alerta”, diz o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Na cidade de Floriano o nível registrado na manhã desta quinta-feira foi de 7,11 m, com previsão de manutenção do nível nas próximas 8 horas para valores próximo de 7,07 m, ficando 27 cm acima da cota de alerta (6,80 m) para a estação.
Poti dentro da normalidade
Já o rio Poti em Teresina voltou subir. A cota atual é de 7,47 m, portanto dentro da faixa de normalidade. A tendência é que o rio apresente elevação do nível nas próximas horas, para valores em torno de 7,79 m ainda dentro da faixa de normalidade.
Barras
Em estado de alagamento, a cidade de Barras não registrou chuvas nas últimas 24 horas, o que diminuiu a velocidade de elevação do Rio Marataoan em apenas 9 cm. O rio deve continuar com o mesmo volume que está 1,44 m acima da cota de inundação.
Esperantina
Em relação ao rio Longá em Esperantina, a cota atual é de 8,68 m, 1,28 m acima da cota de inundação. Devido a ausência de chuvas significativas ocorridas na bacia nas últimas 24 horas, o rio apresenta estabilização em seu nível.
Luzilândia
Quanto à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 6,31 m, 61 cm acima da cota de inundação definida, e agora apresentando tendência de redução do nível, com cota prevista para às 18h30 de hoje (26), em torno de 6,26 m, mantendo dessa forma a lâmina de inundação de 56 cm.
fonte:cidadeverde